noticias733 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Notícias

52% dos empreendedores brasileiros são negros e geram oportunidades para a própria comunidade

O estudo foi feito pelo Sebrae, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

Publicada em 15/07/24 às 08:55h - 30 visualizações

Marcos Carneiro / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia 52% dos empreendedores brasileiros são negros e geram oportunidades para a própria comunidade  Compartilhar a noticia 52% dos empreendedores brasileiros são negros e geram oportunidades para a própria comunidade  Compartilhar a noticia 52% dos empreendedores brasileiros são negros e geram oportunidades para a própria comunidade

Link da Notícia:

52% dos empreendedores brasileiros são negros e geram oportunidades para a própria comunidade
O Norte tem a maior proporção de empresários que se autodeclaram pretos e pardos  (Foto: We Are / Getty Images / Rede Mult de Comunicação)
Estudo do Sebrae baseado na pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), revelou que os negros representam 52% desse segmento. Na sexta-feira (12), o Programa Globo Repórter destacou o mercado dos empreendedores brasileiros.

Adriana Barbosa, fundadora do Feira Preta, o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, afirma que o empreendedorismo na população negra remonta ao período pós-abolição. "Mais de 130 e poucos anos atrás, quando teve uma abolição inacabada e essa população não foi inserida no mercado de trabalho formal logo de imediato e essa população precisa de alguma forma sobreviver", destaca.

Adriana também ressalta um processo de transformação significativo. "Hoje a maioria do empreendedor negro ainda é pela necessidade, mas tem o empreendedorismo liderado, sobretudo, por jovens negros por vocação, que escolhem um mercado para empreender, e o empreendedorismo por engajamento racial, que são pessoas pretas, que olham o tamanho do potencial de consumo da população negra no Brasil e vão empreender em soluções para atender essa demanda de mercado."

Maurício Delfino, formado em Administração de Empresas e pós-graduado, é um exemplo de sucesso. Crescendo na Cohab de Carapicuíba, uma área periférica de São Paulo, ele reflete: “Depois que a minha vida profissional aconteceu, eu comecei a viajar para o exterior, conhecer Europa, Estados Unidos, um monte de países e mesmo assim, quando eu estava sentado, conversando com determinadas pessoas que tiveram uma origem diferente da minha, eu tenho às vezes a sensação de que ele está no térreo e eu saí lá do subterrâneo para estar igual a ele."

Em 2017, Maurício decidiu que não queria mais trabalhar para os outros. “Eu quero ter meu próprio negócio”. Casado com Michelle há 12 anos, ele teve a ideia de empreender durante uma viagem. “Minha mulher sempre voltava com malas de coisas, principalmente ligado à pele e cabelo, e eu falava, mas por que que tem que levar esse monte de coisa para casa, né? Ela falava: 'no Brasil não tem, quando tem é caro'. Foi aí que me deu um estalo. Eu falei, olha, eu vou criar uma marca para pensar produtos para a comunidade negra.”

Após uma análise do mercado e o desenvolvimento de um plano de negócios, o casal investiu em produtos voltados para a comunidade negra, e a iniciativa prosperou. “Eu sou o cara que vi e senti o cheiro do cabelo sendo queimado na cozinha de casa, as mulheres alisando o cabelo para serem aceitas na sociedade. Eu estou falando basicamente da minha avó, mãe, tia, irmãs, primas, sobrinhas. Uma família muito numerosa e majoritariamente de mulheres negras.”



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 233520
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!