noticias208 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Notícias

Fenômeno superlua azul poderá ser visto nesta segunda-feira (19)

A superlua poderá ser vista em todo o país. Este fenômeno acontece quando a fase cheia do astro está mais próxima da Terra.

Publicada em 19/08/24 às 09:29h - 22 visualizações

Rede Mult de Comunicação / Marcos Carneiro


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fenômeno superlua azul poderá ser visto nesta segunda-feira (19)  Compartilhar a noticia Fenômeno superlua azul poderá ser visto nesta segunda-feira (19)  Compartilhar a noticia Fenômeno superlua azul poderá ser visto nesta segunda-feira (19)

Link da Notícia:

Fenômeno superlua azul poderá ser visto nesta segunda-feira (19)
O fenômeno poderá ser observado sem a ajuda de equipamentos.  (Foto: |Reprodução / Globo TV / Rede Mult de Comunicação)
Fenômeno superlua azul pode ser visto nesta segunda-feira (19)

A superlua poderá ser vista em todo o país. Este fenômeno acontece quando a fase cheia do astro está mais próxima da Terra.

O fenômeno superlua azul ocorrerá nesta segunda-feira (19) e poderá ser observado sem a ajuda de equipamentos. As pessoas que pararem para apreciar o fenômeno se depararão com uma lua mais cheia e brilhante.

Isso acontece devido ao perigeu, o período em que a Lua cheia se aproxima mais da Terra.

Veja como observar a superlua

A melhor visão da superlua será ao anoitecer, mas a previsão é de que ela possa ser vista a partir das 15h25.

Especialistas recomendam que ela seja observada em locais sem nebulosidade.


Entenda os 'apelidos' do nosso satélite natural

Lua Azul

Atualmente, o termo "Lua Azul" se refere à segunda Lua cheia do mês, um evento que ocorre a cada dois anos. No entanto, no passado, houve momentos em que o satélite realmente parecia ter uma coloração azulada. Isso ocorreu duas vezes: em 1883 e 1951.

De acordo com a revista, o primeiro evento aconteceu após a erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia. As cinzas expelidas permaneceram na atmosfera por vários anos, resultando em um pôr do sol esverdeado e uma Lua azulada. A segunda ocorrência teve causas semelhantes, quando incêndios florestais no oeste do Canadá espalharam fumaça por toda a América do Norte, especialmente no nordeste, onde a Lua "ficou azul".

Lua Rosa

O nome "Lua Rosa" não indica uma alteração na cor da Lua, mas tem origem nas tradições dos povos nativos dos EUA. Em abril, ocorre a chegada da primavera, e a flor Phlox stolonifera, de cor rosa, desabrocha nesse período.

Por ser amplamente distribuída e de cor intensa, essa planta é vista como o primeiro sinal da nova estação. No calendário cristão, esta é a Lua Pascal, usada para calcular a data da Páscoa. Segundo a tradição, a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera.

Lua de Morango

Em junho, a Lua cheia é chamada de Lua de Morango em referência às tradições das tribos indígenas dos Estados Unidos. Nessa época, ocorre a colheita dos morangos, um evento natural que marca uma estação e influencia o nome da Lua.

Lua dos Cervos

Relacionada ao Hemisfério Norte, a Lua cheia de julho recebe o nome de "Lua dos Cervos" porque é quando os machos dos cervos trocam suas galhadas, que voltam a crescer após o período de renovação anual.

Lua de Esturjão

Os esturjões são grandes peixes, com mais de 7 metros de comprimento e cerca de 1,5 tonelada. Esses peixes são pescados para extração de suas ovas, que se tornam caviar, um produto comercialmente valioso.

Segundo a NASA, os esturjões são bastante encontrados nos Grandes Lagos da América do Norte (entre o Canadá e os Estados Unidos) no início de agosto. Assim, quando há uma Lua cheia nessa época, ela é chamada de Lua de Esturjão.

Lua de Sangue

Embora o nome possa parecer dramático, a Lua adquire uma coloração avermelhada devido a um fenômeno distinto: o eclipse. Durante um eclipse lunar total, quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, a sombra projetada na Lua faz com que ela adquira essa tonalidade, causada pela atmosfera da Terra que filtra a luz solar.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 198097
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!