noticias840 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Notícias

Governo do RJ investiga casos de infecção por HIV em pacientes transplantados.

A Secretaria de Saúde considera os casos inaceitáveis e está oferecendo apoio aos infectados.

Publicada em 11/10/24 às 13:41h - 22 visualizações

Renan Feitosa / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo do RJ investiga casos de infecção por HIV em pacientes transplantados.  Compartilhar a noticia Governo do RJ investiga casos de infecção por HIV em pacientes transplantados.  Compartilhar a noticia Governo do RJ investiga casos de infecção por HIV em pacientes transplantados.

Link da Notícia:

Governo do RJ investiga casos de infecção por HIV em pacientes transplantados.
Fachada da Secretaria de Estado da Saúde do RIo de Janeiro.  (Foto: Google Street View/Reprodução / Rede Mult de Comunicação)
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) está investigando a infecção de pacientes com HIV após receberem órgãos transplantados na cidade.

Conforme reportado inicialmente pela BandNews FM, seis pessoas contraíram a doença após o procedimento. A confirmação foi dada pela CNN.

Dois doadores realizaram exame de sangue em um laboratório privado na Baixada Fluminense, que apresentou resultados de falso negativo.

A CNN confirmou que os testes foram feitos pelo laboratório PCS Lab Saleme, com sede em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Esse laboratório foi contratado pela Secretaria de Estado de Saúde para testar os doadores de órgãos. O contrato, firmado pela Fundação Saúde do RJ em dezembro de 2023, tinha duração de 12 meses e valor total de cerca de R$ 11 milhões.

Segundo apurou a CNN, os pacientes infectados já estão cientes da situação e órgãos de outros 288 doadores estão sendo submetidos a nova testagem no estado.

É a primeira vez que um caso desse tipo ocorre no Brasil. Desde 2006, 16 mil pessoas já passaram por transplantes apenas no Rio de Janeiro.

Em nota enviada à CNN, a SES-RJ informou que foi criada uma comissão multidisciplinar para acolher os pacientes afetados.

O laboratório responsável pelos exames dos doadores teve seu contrato suspenso, e novos testes serão realizados pelo Hemorio.

“A Secretaria está realizando um rastreio com a reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data da contratação do laboratório”, diz o comunicado.

Após a divulgação do caso na imprensa, nesta sexta-feira (11), o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, determinou a abertura de um inquérito para investigar o ocorrido. A Delegacia do Consumidor (Decon), que cuida de casos relacionados à saúde pública, ficará responsável pela investigação, e diligências já estariam sendo realizadas.

A CNN tentou contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o laboratório mencionado, mas não obteve retorno até o momento.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 233586
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!