Serasa anunciou o início do Feirão Limpa Nome, um mutirão nacional de renegociação de dívidas, com descontos de até 99%, disponível até 29 de novembro. A ação inclui mais de mil empresas parceiras de diferentes setores, como bancos, telecomunicações, água e energia, e varejo, permitindo que os consumidores negociem múltiplas dívidas ao mesmo tempo.
Em setembro, o Mapa da Inadimplência da Serasa indicou que 3,2 milhões de cearenses estavam endividados, com uma média de R$ 4,6 mil em dívidas por pessoa inadimplente. Durante o feirão, a Serasa oferece opções de negociação no site e aplicativo, com condições facilitadas para pagamento em até três minutos.
Esta edição do feirão também traz a possibilidade de unificar dívidas em uma única forma de pagamento. O consumidor pode escolher uma data de vencimento e fazer o pagamento com um único boleto ou chave Pix, o que facilita o processo de quitação.
Abaixo, segue o passo a passo para negociar as dívidas no Feirão Limpa Nome:
Passo 1: Baixar o aplicativo Serasa
No aplicativo (disponível para Android e iOS), o usuário insere o CPF e preenche um cadastro breve. A plataforma exibe todas as informações financeiras, como dívidas e pontuação no Serasa Score.
Passo 2: Escolher a oferta
Após clicar em "Ver detalhes", o consumidor pode verificar as condições de pagamento com desconto e selecionar a dívida desejada. Em seguida, deve clicar em "Negociar" para cada débito.
Passo 3: Revisar e finalizar o acordo
O usuário seleciona a forma de pagamento preferida e revisa as condições. É possível copiar o código do boleto ou selecionar Pix, com data de vencimento e número de parcelas. Confirme as informações clicando em "Fechar acordo".
Passo 4: Pagar o débito
Para o pagamento, basta seguir as condições acordadas. No caso do Pix, clique em "Copiar chave Pix" e cole no aplicativo do banco para concluir a transação.
O segmento bancário e de cartões representa a maior parte das dívidas em setembro de 2024, com 28,06% do total. Veja abaixo a distribuição por segmento no Ceará:
Em Fortaleza, o número de inadimplentes chegou a 1,2 milhão em setembro, enquanto Sobral registrou 79,6 mil inadimplentes no mesmo período.